Like a Native Alemão #05: Tradições natalinas na Alemanha

Conheça algumas tradições típicas do Natal alemão!

5
Ouça também pelas plataformas digitais:

Saiba Mais

Adicionar o deck desta aula

Saiba Mais

Receba notificações e baixe o material!
Like a Native Alemão #05: Tradições natalinas na Alemanha
Quero receber tudo!
Não perca os próximos!
Seja avisado(a) sempre quando sair novos episódios e materiais!
Quero ser avisado!
Leitura de 
5 min

Hallo!

A maioria dos estudantes de alemão tem o desejo de conhecer um pouco mais sobre a cultura e as tradições que envolvem a língua estudada. Aproveitando o clima natalino, neste podcast, vamos tratar das tradições alemãs para essa época do ano. São tantas formas diferentes de aproveitar esse período, que você vai precisar de papel e caneta para acompanhar tudinho e não deixar passar nenhuma!

Viel Spaß! Tschüs!

INTRO

Hallo zusammen! Wie geht’s euch?

Aqui é a Mirian da Fluency Academy.

Bem-vindos a mais um episódio de Like a Native. 

Aproveitando essa época natalina quero falar com vocês hoje sobre as tradições de Natal na Alemanha. A Alemanha tem muitas tradições e o mais interessante é que apesar de a época do Natal ter se tornado, muitas vezes, um período apenas para o consumo, as tradições alemãs permitem ainda aquele bom e velho “faça você mesmo”, que torna as comemorações ainda mais pessoal.  

As tradições começam quatro domingos antes do dia do Natal. Essa é a época do Advent, ou seja, advento. O primeiro advento é o domingo, em que as famílias devem providenciar uma Adventskranz, a coroa do advento ou um Adventsgesteck, o arranjo do advento. A tradição começou com Johann Hinrich Wichern há mais de 150 anos atrás. Na época, ele colocou em uma coroa velas grandes e brancas, que simbolizavam os domingos até o Natal e velas vermelhas e pequenas que simbolizavam os dias úteis.  Cada uma das velas deve ser acesa em seu respectivo domingo, e, por fim, no último advento, estarão todas acesas.  O significado é que as velas da coroa do Advento doam mais luz a cada domingo conforme se aproxima o Natal. Simbolicamente, essa iluminação crescente deve ser expressa em antecipação da "luz do mundo", ou seja, o nascimento de Jesus Cristo.

No dia primeiro todos devem ter em mãos o seu Adventskalender, o calendário do advento. São 24 janelinhas ou pacotes de presente, um para ser aberto cada dia antes do Natal. O calendário pode ter vários formatos. É possível comprar nos supermercados e lojas, mas o mais legal mesmo é fazer em casa para as pessoas que você ama e pendurar os presentinhos em forma de varal ou como você achar mais bonito. Existem vários calendários do advento. Tem de chocolate, de temperos, de brinquedos, maquiagens, enfim, uma infinidade, contudo o que eu acho mais interessante é o calendário de ações. É quando você planeja 24 ações diferentes que a pessoa deverá realizar nesses dias. Algumas ideias são: sair para ver as casas decoradas, decorar a árvore de Natal, comer Waffel, o nosso conhecido waffle e beber heiße Schokolade, chocolate quente, assistir um filme natalino ou uma outra coisa que a sua imaginação permitir. 

Falando em decorar a árvore de Natal: den Weihnachtsbaum schmücken é também uma tradição aqui na Alemanha. Algo interessante é que a maioria das pessoas compra a Tannenbaum, ou seja, o abeto mesmo, não é de plástico não, e então, passado o período das festas, há um dia específico, em que as pessoas podem deixar as árvores na rua para serem recolhidas. Claro que têm sempre algumas pessoas que compram as árvores de plástico, porém há a tradição de comprar as árvores verdadeiras. 

No dia 6 de dezembro temos o dia de Nikolaus. Der Nikolaustag. A tradição diz que as crianças devem deixar as botas limpas e colocá-las na frente da porta. Se a criança se comportar durante o ano, virá o Nikolaus e trará: tangerina, doces, laranja ou Weihnachtsplätzchen, biscoitos de Natal. 

Não podemos nos esquecer que o mês de dezembro completo é mágico e está todo iluminado. As praças estão repletas de luzes dos Weihnachtsmärkte, os mercados de Natal. Muitas vezes, já no fim de novembro encontramos um Weihnachtsmarkt ou outro por aí. Os mercados de Natal surgiram há mais de 600 anos. Na época era apenas um mercado semanal, mas acabou virando tradição e hoje conta com muitas comidas deliciosas como as Quarkbällchen (bolinhas de coalhada), que parecem um pouco com o nosso bolinho de chuva, as gebrannten Mandeln (as amêndoas torradas) e o Lebkuchen (pão de especiarias) e claro, não poderia faltar, o Glühwein (vinho quente). Tem alguns mercados com pistas de patinação, parque de diversões ou venda de artesanato. 

Chegando ao fim das tradições no dia 24.12, na Heiligabend (véspera do Natal) em algumas regiões da Alemanha, vem o Christkind, o menino Jesus, trazer os presentes. Em alguns outros lugares quem traz os presentes é o Weihnachtsmann, o papai noel.  

O dia 25 é um feriado e, normalmente, assim como no Brasil, as famílias se reúnem para um almoço e festejam juntos. Ufa! Acho que terminou!!!

Ah não terminou não! Dia 26 também é feriado na Alemanha, mas as comemorações ficam bem livres. Algumas famílias comemoram mais, outras começam a arrumação, algumas vão fazer um Ausflug (passeio) e alguns ficam em casa descansando, afinal, as festas ainda não acabaram, o ano novo está por vir, mas esse assunto vai ficar para um outro Podcast. 

E então? Gostou do nosso podcast de hoje? É sempre bom conhecer um pouco mais das tradições na Alemanha, não é mesmo? Quem sabe você já possa aplicar uma delas ainda hoje. Se gostaram do nosso podcast de hoje, nos acompanhem aqui no spotify e nas outras plataformas também, no nosso Instagram @fluencytvalemao e no nosso portal em fluencytv.com para ter acesso a muitos outros conteúdos. Eu te aguardo em breve! Até a próxima! Tschüs!

Nome do autor
Hey guys! Eu sou a Becca, teacher de inglês na Fluency Academy!
Nome do autor
Hey guys! Eu sou a Becca, teacher de inglês na Fluency Academy!
Assine nossa newsletter!
Não perca nenhuma novidade da Fluency Academy!

Não perca nenhuma novidade da Fluency Academy!

Preencha os campos ao lado:
Obrigado por
Se
Inscrever!

Assinatura confirmada! Agora você receberá todas nossas novidades e materiais exclusivos em seu email.

Não perca nenhuma novidade da Fluency Academy!

Preencha os campos ao lado:
Oops! Something went wrong while submitting the form.

E aí, curtiu a aula?
Não fique de fora da nossa turma de verão!

Conheça a maior escola online do Brasil e junte-se a outros 30 mil alunos.

Garanta sua vaga

Nova turma aberta! Garanta sua vaga!

Entre para a fila de espera e garanta uma vaga para a próxima turma do dia 05/10/2020.

Matricule-se
Acesse o link abaixo e garanta uma vaga para a próxima turma.
Venha fazer parte da Fluency Academy!

Nova turma em breve!
Garanta sua vaga!

Seu cadastro foi concluído
com sucesso!

Assim que abrirmos novas turmas, você será
notificado(a) para tentar uma das vagas!

Oops! Something went wrong while submitting the form.
No items found.
Playlist
Now playing: 
Like a Native Alemão #05: Tradições natalinas na Alemanha
No items found.
No items found.
Recomendados para você!

Bora para a próxima aula!

Next Class!

Materiaismaisbaixados!

The Fluency Hacking Method
O guia definitivo de aprendizado de idiomas!
Baixar Material
Dicionário de Phrasal Verbs
Ebook de Inglês
Baixar Material
Guia prático de reduções de inglês
Walk 'n' Talk Especial #02
Baixar Material
Inglês Nativo?
Palavras que você aprendeu e que ninguém fala
Baixar Material
Confira nossos 
últimos podcasts!
Confira nossas 
últimas LIVES!
#Agora no Instagram
Inglês
Francês
Espanhol
Alemão
Italiano
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
1.1
982
Cookie Talk

Nós utilizamos cookies para aprimorar sua navegação e personalizar sua experiência dentro do FluencyTV!

Acessar meu Curso
Fazer Login
Ainda não é nosso aluno?
Entre em nossa fila de espera!
\