Marco na educação: Fluency adquire Awari

Saiba mais

Caso você esteja aprendendo francês, ou esteja de malas prontas para visitar algum país francófono, é melhor aprender a falar os dias da semana nesse idioma o quanto antes, não é mesmo?
Para organizar sua rotina e marcar compromissos com outras pessoas, saber falar os dias da semana é imprescindível. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para você aprender rapidamente esse vocabulário tão essencial para qualquer idioma. Vamos lá?

Os dias da semana em francês

Você já se perguntou se, em outros países, os dias da semana se dizem de uma forma parecida com a do Brasil? No caso do francês, não. Nesse idioma (e em vários outros) a nomenclatura dos dias da semana tem outra origem, atrelada à astronomia e deuses mitológicos, e por isso segue uma lógica diferente da nossa. Confira:

FR: Lundi (dia da Lua)
BR: Segunda-feira

FR: Mardi (dia de Marte)
BR: Terça-feira

FR: Mercredi (dia de Mercúrio)
BR: Quarta-feira

FR: Jeudi (dia de Júpiter)
BR: Quinta-feira

FR: Vendredi (dia de Vênus)
BR: Sexta-feira

FR: Samedi (dia de Saturno)
BR: Sábado

FR: Dimanche
BR: Domingo

Como você deve ter reparado, a única exceção é o domingo. Esse seria o dia do Sol, mas por influência da Igreja Católica esse dia foi destinado ao Senhor (dies Dominica em latim; dimanche em francês), assim como ocorre no português.

Como pronunciar os dias da semana em francês

Se você quer aprender a pronúncia de cada dia da semana em francês, é a seguinte:

Lundi: lan-di
Mardi:
mar-di
Mercredi:
mér-cre-di
Jeudi:
gê-di
Vendredi:
van-dre-di
Samedi:
sá-mê-die
Dimanche:
di-manch

Para facilitar, você pode aprender de forma mais visual através do vídeo do nosso prof Felipe: Dias da semana em francês: aprenda suas origens e pronúncia.

Dicas para memorizar os dias da semana em francês

Já que os dias da semana em francês operam numa estrutura diferente da nossa no Brasil, nada mais natural do que você sofrer na hora de decorar a ordem deles, não é mesmo? Por isso, vamos te ensinar alguns truques para te ajudar nessa memorização.
Para aqueles que já tiveram contato com o espanhol ou o italiano, o processo é mais fácil, já que a raiz das palavras é a mesma. Se não,uma boa dica é lembrar que, à exceção de domingo, todos os outros dias terminam em “di”.

Como acontece com todo vocabulário de um idioma que estamos aprendendo, a repetição da pronúncia e da escrita sempre serão de grande ajuda na hora de fixar aquele tema na memória.

Professor

Rhavi Carneiro

Nova turma em breve!
Garanta sua vaga!




    Você foi escolhido!

    Liberamos uma condição especial com bônus exclusivos para você aproveitar e destravar o seu francês em 2024. Bora? Clica no botão abaixo e faça a sua inscrição.

    Quero falar Francês em 2024