Marco na educação: Fluency adquire Awari

Saiba mais

Aprender a falar francês é o desejo de muitas pessoas. Seja pela beleza da sua sonoridade, seja por oportunidades de negócios ou vontade de morar em algum dos tantos países francófonos pelo mundo, motivos não faltam para querer dominar esse idioma.

No entanto, por onde começar? É claro que um curso sempre será o método mais eficaz para te levar à fluência, mas o que você pode fazer para ir além disso, no restante do seu dia? Existem várias formas de você inserir o francês no seu cotidiano, sem ter que tomar atitudes drásticas. Por isso, vamos elencar abaixo algumas sugestões de pequenas coisas que você pode fazer para ter o francês muito mais presente na sua rotina de uma forma leve e enriquecedora.

Pronúncia em francês

Começar a falar em voz alta num novo idioma tende a ser algo intimidador e que nos deixa com medo de passar vergonha, não é mesmo? O que dizer então do francês, com suas caras, bocas e biquinhos tão famosos?
Mas não tenha medo, só através da prática você irá aperfeiçoar sua pronúncia. Por isso, é importante sempre repetir em voz alta os exercícios que lhe forem passados, sem medo de errar!

Treine sua fala repetidas vezes

Já que a repetição será fundamental nesse processo, não se acanhe: crie o hábito de repetir o vocabulário que você aprendeu no dia. Pode ser sozinho e até olhando para o espelho, por que não?
E se você tiver um amigo que fale francês ou que esteja aprendendo, que tal mandar um áudio pra ele em francês ou bater aquele papo pelo telefone? Dessa maneira, você estará não só praticando o idioma de um jeito divertido, como poderá eventualmente ser corrigido por alguém com quem você tem intimidade.

Escrever e ler em francês

Escrever e ler num novo idioma são etapas inevitáveis para fixarmos o novo vocabulário na nossa cabeça e evoluirmos na nossa jornada.
Você pode se propor a escrever algo para si próprio, sem compromisso, visando essa prática: manter um diário; escrever um resumo de algum livro que leu ou filme/seriado que viu; qualquer coisa que te estimule a praticar sua escrita! Ou, se você não for tímido, pode criar um blog (ou alguma outra plataforma) para publicar seus textos sobre determinados assuntos que te interessem. De quebra, estará sujeito a interagir com outras pessoas que dominam o idioma e podem, indiretamente, te ensinar várias coisas sobre o francês através dessa interação.

Dicas de leitura em francês

Nada melhor para a prática de um novo idioma do que uma dose diária de leitura, não? Embora a França seja um país riquíssimo na produção de autores e autoras consagradas na literatura mundial, você não precisa ir direto para um livro – embora possa fazê-lo, é claro.
Que tal começar a ler sobre os assuntos que te interessam, sejam eles esportes, filmes, gastronomia ou negócios? Você pode praticar sua leitura tanto nos jornais franceses, como em sites dedicados a esses assuntos do seu interesse. Além de conhecer esses temas sob novas perspectivas, você estará fazendo um excelente exercício para melhorar seu francês.

Ouça músicas em francês

A música é uma companhia quase que inseparável para boa parte das pessoas. Que tal usá-la como uma aliada no aprendizado do francês? Existem bons artistas dos mais diversos gêneros musicais em francês. Com certeza haverá algum que faça o seu estilo.
Além de expandir seus horizontes musicais, você haverá de tropeçar em algumas daquelas músicas que grudam na sua cabeça. Isso facilitará não só sua compreensão do idioma através das letras, como sua pronúncia ao se pegar cantarolando as canções.
Outra possibilidade interessante para treinar a audição são os podcasts: por que não escutar algum sobre os temas que te interessam, mas em francês?

Saiba qual é a melhor forma de aprendizado para você

Nem precisa dizer que cada pessoa tem seu próprio ritmo e preferências. Alguns conseguem assimilar os elementos de outro idioma de maneira mais ágil do que outros. Algumas pessoas levam mais jeito com a leitura, outros com a escuta ou com a pronúncia.
Por isso, o importante é você estar ciente das suas próprias limitações e pontos fortes, para assim focar naquilo que pode alavancar seu aprendizado e não ficar frustrado ao ter dificuldades em outras frentes, mas também saber quais são os pontos de atenção que exigem um pouco mais de prática.

Então, se você tem mais facilidade com a leitura, por exemplo, aproveite para criar uma base sólida nesse aspecto e só depois parta para a pronúncia – ou vice-versa. Com o tempo, você irá conseguir equilibrar suas habilidades rumo à desejada fluência no francês.

Professor

Rhavi Carneiro

Nova turma em breve!
Garanta sua vaga!




    Você foi escolhido!

    Liberamos uma condição especial com bônus exclusivos para você aproveitar e destravar o seu francês em 2024. Bora? Clica no botão abaixo e faça a sua inscrição.

    Quero falar Francês em 2024